Destaque UE garante 3,5 milhões de euros para combate ao tráfico de drogas

UE garante 3,5 milhões de euros para combate ao tráfico de drogas

A União Europeia (UE) vai desembolsar 3,5 milhões de euros para reforçar o controlo fronteiriço em Moçambique, no âmbito da execução de um acordo para o combate ao tráfico de drogas.

“O objectivo final deste programa é conseguir interromper as redes criminosas organizadas”, explicou o encarregado de negócios da Delegação da UE em Maputo, Stergios Varvaroussis.

Aquele responsável falava no âmbito da assinatura de um acordo entre o Governo de Moçambique e o Escritório das Nações Unidas contra Droga e o Crime (UNODC).

O instrumento, que será aplicado pelo Escritório das Nações Unidas contra Droga e o Crime e financiado pela UE, vai reforçar o controlo fronteiriço através de formações de quadros moçambicanos em matérias de vigilância e apetrecho de equipamentos.

“A adopção de novos equipamentos assim como a capacitação dos agentes nacionais são ferramentas que vão permitir a Moçambique alcançar resultados muito rapidamente”, observou Stergios Varvaroussis.

A comunicação com outras autoridades internacionais neste combate é fundamental, principalmente a nível regional, acrescentou Stergios Varvaroussis.

“Lutar contra o tráfico das drogas é uma preocupação e um dever de todas as nações”, afirmou Stergios Varvaroussis.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, disse, no mesmo encontro, que o acordo vai reforçar a capacidade institucional do país, garantido maior comunicação com as autoridades de outros países no que respeita ao combate às drogas.

“O nosso país está comprometido com esta causa nobre”, observou o governante, que espera que os resultados do acordo permitam que Moçambique continue a desenvolver “livre da toxicodependência”.

Dados apresentados na ocasião indicam que o programa detectou, desde 2010, mais de 31 toneladas de cocaína, 24 toneladas de cannabis, 1,3 toneladas de metanfetaminas e 350 quilogramas de heroína em 21 países que adoptaram o instrumento.

Entre 2012 e 2016, as autoridades moçambicanas apreenderam um total de 26 mil quilos de cannabis (vulgo soruma), 5.500 quilogramas de haxixe, 173 quilogramas de efedrina, 98 quilogramas de cocaína e cinco quilogramas de heroína.

Diário de Moçambique