Sociedade Procuradoria investiga cem cidadãos por falsificação de idades em Gaza

Procuradoria investiga cem cidadãos por falsificação de idades em Gaza

Mais de cem cidadãos estão sendo investigados pela Procuradoria Provincial da República em Gaza, em conexão com casos de falsificação de idades para a obtenção de Bilhete de Identidade (BI).

Trata-se de casos relativos a inscrição a diversos concursos de ingresso no aparelho do Estado e de estudantes que participaram do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, realizados em Julho último na província de Gaza.

Os dados foram avançados, recentemente, pela técnica dos Serviços Provinciais de Identificação Civil, Deolinda Moiane.

Ela renovou apelos aos cidadãos para não enveredarem pela prática de crime de falsificação de idades. “Pedimos aos nossos concidadãos para que sempre que estivem interessados em participar nos concursos de emprego não falsifiquem as idades porque isso é crime”, disse.

Avançou que, só este ano, já foram registados mais de cem casos de indivíduos que recorreram àquela instituição, em Gaza, para solicitar a emissão do BI, mas apresentando dados adulterados.

São mais de cem casos que neste momento já foram detectados. Alguns pretendiam ter novos Bilhetes de Identidade para concorrer ao emprego no aparelho de Estado. Outros são atletas que participaram dos jogos desportivos escolares, edição 2017”, revelou Moiane.

Recomendado para si:  Mais de 2500 alunos em Guijá enfrentam época chuvosa ao relento

Explicou que os processos, nesse sentido, foram remetidos à Polícia de Investigação Criminal ao nível da província.

A PIC também já mandou para a Procuradoria e esta terá que remeter ao tribunal para que os indiciados respondam em juízo, e só depois da sentença é que a nossa instituição poderá passar os bilhetes aos seus titulares, já com dados originais”, disse Moiane.

Segundo revelou, os Serviços Provinciais de Identificação Civil de Gaza já emitiram, de Janeiro a esta parte, cerca de 80 mil bilhetes de identidade, de um universo de 90 mil planificados para 2017.

Durante a realização do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, algumas delegações foram suspeitas de terem levado àquele evento atletas com idades maiores de 16 anos e, na ocasião, uma equipa constituída por técnicos da Direcção Nacional de Identificação foi destacada à província de Gaza para se inteirar da situação.

Na ocasião, foram detectados pelo menos nove casos de falsificação de idades, por forma a acomodarem os 16 anos, violando assim o regulamento dos jogos escolares.
Dos envolvidos nesse esquema constam cinco atletas da província de Nampula, dois da província de Gaza e dois de Tete, todos federados.

Diário de Moçambique