Sociedade Inhambane: Jornalistas de rádio ameaçados de morte

Inhambane: Jornalistas de rádio ameaçados de morte

Jornalistas da rádio comunitária de Morrumbene, na província de Inhambane, dizem ter recebido ameaças de morte da comandante distrital da polícia e estão agora em parte incerta. MISA-Moçambique está a acompanhar o caso.

A perseguição de jornalistas começou depois da Rádio Comunitária Millennium FM ter divulgado uma informação sobre roubos protagonizados por uma quadrilha que alegadamente integrava um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) afecto ao comando distrital.

O grupo actuava nos distritos de Maxixe e Morrumbene, onde assaltava residências e instituições do Estado. Na semana passada, um dos integrantes da quadrilha foi apanhado na posse de vários electrodomésticos, roubados na cidade de Maxixe, e acabou por denunciar o agente. Os bens furtados eram guardados na residência de um membro da PRM em Morrumbene, segundo revelou.

A notícia divulgada pela rádio irritou Rachel Júnior, comandante da PRM, facto que levou os jornalistas a abandonar a estação emissora e as suas residências com medo de represálias, contaram fontes contactadas pela DW África e que solicitaram o anonimato. Esses jornalistas encontram-se actualmente em parte incerta.

DW