Fontes parlamentares sul-sudanesas confirmaram nesta terça-feira, em Juba, a detenção de quatro deputados e um ministro por faltar a uma sessão do Parlamento realizada na passada sexta-feira, noticiou a Prensa Latina.
Tanto os parlamentares como o titular da Infra-estrutura Física do estado de Gok (centro), Ayen Maan Ador, foram detidos pelos serviços de segurança, acusados de faltar a sessão parlamentar, apesar de encontrar-se na cidade.
Em contrapartida, o porta-voz do Parlamento sul-sudanês, Umjima Phili, declarou que a ordem de detenção foi emitida porque os faltosos realizaram uma reunião ilegal paralela à do parlamento.
A confirmar-se a versão do porta-voz, o assunto adquire um matriz político dada a situação de guerra civil que este país vive, onde o exército leal ao presidente Salva Kiir combate contra forças armadas leias ao vice-presidente Rieck Machar e no estado de Gok ocorrem combates intermitentes.
Angop