Um tribunal tanzaniano acusou 32 pessoas de espancar até à morte e incinerar os cadáveres de cinco mulheres suspeitas de prática de feitiçaria.
É a primeira vez que um grupo de pessoas é acusado de tais assassinatos, disse Athanasia Soka, presidente da Associação das Mulheres Juristas da Tanzaniana, embora centenas de suspeitas feiticeiras sejam mortas todos os anos naquele país da África Oriental.
Os suspeitos, entre eles o líder de uma milícia local, são acusados de assassinar aquelas mulheres em Tabora, na região ocidental da Tanzânia, a 25 de Julho último, disse segunda-feira o procurador Melito Ukongoji à um juiz.
“Estou satisfeito em ver que as autoridades estão a tomar acções para evitar crimes violentos contra mulheres inocentes“, disse Lweno Masali, um residente local.
A maioria das mulheres foram espancadas até à morte antes de serem incineradas, disse um porta-voz da polícia à Thomson Reuters Foundation.
Grupos de defesa dos direitos humanos têm feito ‘lobies’ para o governo levar os casos a tribunal, mas geralmente é difícil identificar as pessoas que participam em tais crimes.
Na Tanzânia, a crença na feitiçaria remonta a séculos para explicar desgraças comuns como a morte, fracas colheitas e infertilidade, embora isso seja apenas uma forma de ocultar outras disputas, tais como terra.
Milhares de idosas tanzanianas têm sido estranguladas, esfaqueadas até à morte e incineradas ou enterradas vivas durante as últimas duas décadas, depois de serem denunciadas como feiticeiras.
Mulheres com olhos vermelhos são acusadas de serem feiticeiras.
Os suspeitos não fizeram quaisquer declarações porque o tribunal de Tabora não tem jurisdição para julgar casos de assassinato.
Cerca de 500 pessoas foram linchadas por multidões nos primeiros seis meses deste ano, muitas das quais mulheres acusadas de feitiçaria, disse o Centro Legal e de Direitos Humanos da Tanzânia.
A maioria dos assassinatos aconteceram em Dar es Salaam e nas regiões do sul do país, onde tais superstições são mais prevalentes, disse o centro.
AIM
















