Sociedade Estabelecimentos comerciais se recusam a cumprir com as recomendações da INAE

Estabelecimentos comerciais se recusam a cumprir com as recomendações da INAE

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) relata a resistência, por parte de alguns estabelecimentos comerciais, na cidade de Maputo, em cumprir com as recomendações avançadas com vista melhorar a higiene.

Estamos a observar uma renitência de dois estabelecimentos, um deles é a padaria Zurifo, que estão numa situação crítica de higiene e não conseguem passar por esta situação“, disse Virgínia Muianga, Porta-voz do INAE, durante o briefing mensal das actividades da instituição.

Face a esta situação, Muianga explicou que a INAE viu-se obrigada a remeter o processo à área de licenciamento para poder decretar o encerramento e retirada do alvará dos dois estabelecimentos que se dedicam ao fabrico de pão.

Estivemos lá, a primeira vez, e constatamos que havia péssimas condições de higiene. Deixamos lá as nossas recomendações, mas, quando regressamos, notamos que a situação piorou“, lamentou.

O mais agravante, segundo Muianga, é que a equipa de inspecção da INAE esteve nestes estabelecimentos três vezes e nada mudou.

Sendo assim, “tomaremos as devidas medidas. Vamos decretar o encerramento e retirada do alvará e obrigar“.

Recomendado para si:  Menina de 13 anos morre atingida por descarga atmosférica em Inhambane

Muianga explicou que, desejando reabrir, os estabelecimentos deverão passar por uma nova inspecção.

Segundo Muianga, só no mês de Julho, o INAE passou multas a um total de 22 estabelecimentos comerciais e fiscalizou outros 1.354 em todo o país.

Pela primeira vez, explicou a fonte, foi encerrada uma instituição infantil devido às péssimas condições de higiene.

Quando as condições são péssimas e gritantes, nós nos vemos obrigados a encerrar a instituição. Encerramos também a Pensão Central aqui na cidade de Maputo e a Escolinha Bela Criança por causa da situação de higiene“.

Em Moçambique, após as acções do INAE, vários estabelecimentos foram encerrados.

AIM

Destaques da semana