Destaque TRAC vai agravar entre 11,5% a 60% os preços nas portagens de...

TRAC vai agravar entre 11,5% a 60% os preços nas portagens de Maputo e Moamba

O próximo aumento é do custo das portagens existentes na estrada que liga Maputo–Ressano Garcia, enganosamente denominada Estrada Nacional nº 4 e concessionada há 20 anos a TRAC, uma sociedade entre capitais sul-africanos em parceria com estatais nacionais e importantes membros do partido Frelimo.

Na portagem de Maputo os aumentos vão variar entre os 18% e 60% enquanto na Moamba os preços vão agravar entre 11,5% e 37%.

Embora ainda não tenha havido um anúncio oficial o @Verdade sabe que o Governo aceitou a proposta TRANS African Concession (TRAC) para a revisão dos actuais preços cobrados nas duas portagens existentes entre a cidade de Maputo e a vila fronteiriça de Ressano Garcia.

Os automobilistas que possuem viaturas ligeiras, que no aumento de 2014 haviam sido poupados com a manutenção do preço de 25 definido em 2013, vão sofrer um acréscimo de 20%, tudo indica a partir de 1 de Julho, e passarão a pagar 30 meticais na portagem de Maputo e 150 meticais na portagem da Moamba.

As viaturas classificadas como de classe 2, denominadas meio pesadas, vão pagar mais 18% em Maputo e mais 15% na Moamba.

Recomendado para si:  Suspeito de sequestro de menor morre após de ser espancado pela população em Chimoio

Os camionistas das viaturas consideradas pesadas é que vão sofrer o maior agravamento em Maputo, 60%, e na Moamba mais 30%.

Os veículos classificados como extra pesados deverão pagar mais 35% na portagem de Maputo e mais 37% na portagem da Moamba.

Importa no entanto recordar que os maputenses e matolenses têm estado a ser enganados pela TRAC, com a cumplicidade dos sucessivos Governo do partido Frelimo, pois a Estrada Nacional nº 4(EN4) oficialmente só inicia no chamado cruzamento da Shoprite. A portagem de Maputo está instalada na Estrada Nacional nº 2 e portanto não deveria estar abrangida por nenhuma portagem.

Ademais esta portagem urbana dista só cerca de 50 quilómetros da portagem da Moamba, o que é de certa forma injusto para os moçambicanos pois do lado sul-africano as portagens distam pelo menos 100 quilómetros uma da outra.

@Verdade