Sociedade Governadora deplora má gestão nos transportes públicos da Beira

Governadora deplora má gestão nos transportes públicos da Beira

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A governadora da província de Sofala visitou os Transportes Públicos da Beira (TPB), onde manifestou o seu desagrado com a gestão daquela empresa.

A visita surge na sequência de várias cartas-denúncia dirigidas à governadora Helena Taipo sobre os maus tratos, falta de pagamento de salários atrasados, má gestão e deficiente comunicação entre os mesmos e a comissão de gestão da empresa, escreve o jornal “O Pais”.

Por isso, na quarta feira Helena Taipo decidiu fazer uma visita surpresa à empresa (TPB).

Depois de visitar as instalações da transportadora pública, a governadora de Sofala manteve um breve encontro com funcionários e gestores da empresa, onde constatou que as denúncias eram verídicas.

Mais ainda, governadora descobriu outros problemas, como, por exemplo, a discrepância de salários: na mesma empresa, há trabalhadores que recebem um salário mensal de cerca de dois mil meticais, muito abaixo do salário mínimo estabelecido por lei e outros com mais de 90 mil meticais.

Com uma frota actual de cinco autocarros, a empresa está a produzir, diariamente, cerca de 70 mil meticais.

A nossa situação é tão grave que, nos últimos meses, a empresa deixou de ter capacidade para produzir bilhetes. Estamos a recorrer aos bilhetes dos anos passados, onde nos limitamos apenas a colocar um carimbo na parte traseira. Os gestores da empresa há meses que não conseguem investir em equipamentos para a revisão das viaturas. Veja que, quando tomaram posse, tínhamos 16 autocarros e hoje operamos apenas com cinco“, desabafou João Tembo, um dos funcionários citado pelo “O Pais”.

Jornal Notícias