A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu semana finda, numa residência localizada no bairro da Mafalala, cidade de Maputo, quatro quilogramas de cocaína na posse de uma quadrilha que se dedicava ao consumo e venda de estupefacientes.
Além da cocaína, a PRM apreendeu, na posse da mesma quadrilha, cem gramas de craque, 3,3 gramas de canábis sativa e oito telemóveis.
O porta-voz do Comando da Cidade de Maputo, Orlando Mudumane, explicou que a apreensão e desmantelamento da quadrilha, composta por 12 indivíduos, resultam de uma rusga policial dirigida a uma residência, no cumprimento de um mandado para o efeito.
“Na rusga foram detidas dez pessoas e outras duas conseguiram se escapulir. Diligências continuam para deter os fugitivos por forma a responderem pelos crimes de consumo e venda de estupefacientes“, disse o porta-voz, falando hoje no habitual briefing semanal à imprensa.
Segundo a Polícia, os fugitivos são um casal, o proprietário da residência e a respectiva esposa.
Numa análise geral feita em relação ao período em alusão, a cidade de Maputo esteve relativamente calma e controlada no que diz respeito à situação da ordem e segurança públicas. Não houve, segundo a PRM, registo de nenhum caso referente a crimes violentos.
“A Páscoa decorreu também num ambiente de paz e tranquilidade. A Polícia esteve em todos os locais onde havia concentração de pessoas, para garantir que as festividades decorressem num ambiente tranquilo“, disse o porta-voz.
Embora não tivessem sido registados casos de criminalidade violenta, houve outros referentes a crimes contra o património, destacando-se 12 furtos qualificados, dos quais a Polícia afirma ter esclarecido sete.
A corporação recuperou, igualmente, vários bens que já foram entregues aos seus proprietários.
Pelo menos 82 indivíduos encontram-se nas celas acusados de prática de diversos crimes, sendo 66 contra património, 15 contra pessoas e um contra a ordem e tranquilidade públicas.
No mesmo período e a nível da cidade de Maputo, a polícia registou seis óbitos e 12 feridos, dez dos quais em estado grave, resultantes de 13 acidentes de viação dos quais nove atropelamentos carro/peão, três despistes e capotamento e colisão entre viaturas.
“Foi uma situação bastante preocupante. Várias acções policiais estão a decorrer para prevenir a ocorrência de acidentes de viação, sobretudo atropelamentos carro/peão, porque, infelizmente, há muita gente que é atropelada nas rodovias da Cidade de Maputo“, disse a fonte.
Entre as acções em curso, a PRM está a trabalhar na educação dos automobilistas e peões para prestarem maior atenção sempre que circularem nas rodovias.
AIM