O motorista de veículo pesado está foragido desde sexta-feira, em Manica, depois de ter estado envolvido num acidente que provocou 43 feridos, cinco dos quais em estado grave, anunciou a polícia.
O choque em cadeia de seis viaturas, incluindo quatro de transporte colectivo, ocorreu no distrito de Vanduzi, província de Manica.
Um camião de longo curso embateu na parte traseira de um “semicoletivo” de passageiros lotado que foi projectado para fora da faixa de rodagem.
Esta viatura chocou com outras quatro, incluindo três “semi-colectivos” com passageiros, num troço em obras na estrada N6, disse Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica.
“O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira santa, na ponte sobre o rio Buemalanga“, e provocou 38 feridos ligeiros e cinco feridos graves, referiu hoje aquela responsável na comunicação semanal à imprensa.
O motorista do camião que terá estado na origem do choque está foragido desde aquela altura, acrescentou.
O acidente ocorreu numa zona da estrada em obras, junto de uma descida acentuada, suspeitando-se que o automobilista do camião não tenha conseguido abrandar a marcha ao aproximar-se da ponte.
No local há lombas na estrada e perfilavam-se várias viaturas, à espera de cruzar a ponte numa única faixa de rodagem.
“As causas do acidente ainda não estão apuradas“, referiu Elsidia Filipe, adiantando que as viaturas seguiam o sentido Chimoio – Manica e que as vítimas foram socorridas no Hospital Provincial de Chimoio.
Em declarações à Lusa, Araújo Patrício, director clínico daquela unidade de saúde, disse que um ferido grave com “uma fractura na bacia” foi transferido para o Hospital Central da Beira, estando os restantes em estado estacionário – vários foram tratados em regime de ambulatório.
AIM