Destaque Dois cidadãos paquistaneses detidos na posse de mais de 400 mil dólares...

Dois cidadãos paquistaneses detidos na posse de mais de 400 mil dólares em Manica

As Alfândegas de Moçambique apreenderam, dois cidadãos de nacionalidade paquistanesa, na província central de Manica, quando estavam prestes a entrar no vizinho Zimbabwe na posse de 424.792 dólares americanos não declarados.

Trata-se dos irmãos Irfan Majeed e Rehan Majeed, ambos residentes em Moçambique há 16 anos e comerciantes na cidade de Chimoio, capital de Manica.

Os dois foram interpelados quando seguiam no interior de uma viatura ligeira de marca Toyota Spacio junto a fronteira de Machipanda. O dinheiro estava escondido nas malas e nos bancos da viatura e não foi declarado as autoridades Alfandegárias de Moçambique.

Uma fonte das Alfandegas disse a jornalistas que a apreensão resulta de um esforço coordenado entre várias instituições no âmbito das fiscalizações e troca de informações com vista a combater o contrabando e crimes transfronteiriços a nível da província de Manica.

A mesma fonte afirmou que decorrem trâmites legais para a transferência dos valores em articulação com o Banco de Moçambique, tratando-se de um crime financeiro.

Os dois cidadãos serão levados a barra do tribunal para responsabilização criminal.

Irfan Majeed disse a jornalistas que o valor estava a ser transportado para a cidade de Harare, capital zimbabweana onde pretendia entregar ao seu legítimo proprietário.

Sou comerciante em Chimoio. Levava o dinheiro para o Zimbabwe a fim de entregar ao dono. É primeira vez que faço esse carregamento“, disse Irfan Majeed.

Rehan Majeed disse por seu turno que “eu não sei de nada. Apenas estava a acompanhar o meu irmão que ia deixar o dinheiro. Não sabia que estava a cometer um crime“.

AIM