Destaque Troca de passaportes retoma a normalidade

Troca de passaportes retoma a normalidade

A troca de documentos de viagem de mineiros e trabalhadores sazonais moçambicanos nos postos fronteiriços volta a decorrer dentro da normalidade, depois do período de pico verificado durante a quadra festiva e nos princípios do presente ano.

Na semana de 18 a 24 de Fevereiro foram registados 26.763 casos de troca de passaportes de viagem nos principais postos migratórios do país. Entretanto, foram emitidos 8160 documentos, entre passaportes e certificados de emergência.

O movimento migratório reduziu na ordem de 22 por cento e durante este intervalo registou-se um movimento global de 14.974 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros.

No período em análise foram repatriados 26 estrangeiros por imigração ilegal. Deste universo 26 são de nacionalidade malawiana, dois tanzanianos, um suázi, um zimbabweano e um canadiano.

A porta-voz do Serviço Nacional de Migração, SENAMI, Rosa Lúcio, citado esta segunda-feira pelo “Notícias”, apelou aos utentes dos Serviços de Migração a se precaverem de indivíduos oportunistas que se fazem passar por funcionários da instituição com a intenção de burlar pessoas menos avisadas.

Recomendado para si:  Município de Nampula intimado a remover vendedores informais das vias públicas

Apelamos a que os utentes dos nossos serviços se dirijam a funcionários devidamente identificados e uniformizados, para evitar casos de burla”, alertou.

Os burladores fazem-se passar por facilitadores no tratamento de passaportes e certificados, efectuando o preenchimento de impressos e outras acções em troca de dinheiro.

Na semana passada foi detectado um caso de burla junto à sede do SENAMI, em que um cidadão foi vítima de extorsão na busca de documentos de viagem.

RM