Destaque Polícia detém 34 migrantes ilegais etíopes no centro de Moçambique

Polícia detém 34 migrantes ilegais etíopes no centro de Moçambique

A polícia moçambicana deteve 34 etíopes na província de Manica que entraram ilegalmente Moçambique, informou hoje o porta-voz da corporação naquela região.

Elcídia Filipe, que falava durante um encontro com a imprensa, disse que os cidadãos etíopes foram detidos durante a madrugada de sábado, às 2 horas e 30 minutos, durante uma patrulha policial, quando se faziam transportar numa camioneta.

As autoridades moçambicanas suspeitam que os cidadãos tenham entrado no país pelas fronteiras da província de Tete, Zóbuè, com o Malawi, ou Cassacatiza (Zâmbia) e tinham como destino o sul de Moçambique.

Decorrem trabalhos de investigação. Tudo indica que todos serão repatriados para o local de proveniência“, afirmou a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, salientando que o grupo está agora numa das esquadras na cidade de Chimoio.

A vulnerabilidade das autoridades moçambicanas ao suborno, associada à existência de zonas da fronteira sem protecção, contribui para entrada sistemática de muitos imigrantes ilegais em Moçambique, muitos deles vindos de países do centro do continente africano e tendo como destino, em muitos casos, a África do Sul, Estado com umas economias mais fortes da África Austral.

Recomendado para si:  Exploração mineira continua a ameaçar rios da província de Manica

Notícias ao Minuto

Destaques da semana