O núcleo provincial de combate ao HIV/SIDA debate-se com dificuldades financeira para suportar projectos de diversas associações que trabalham na luta contra a pandemia submetidos a aquela instituição no presente ano.
Foram aprovados pelo Governo através da instituição no presente ano cerca de quarenta e dois projectos avaliados em mais de dez milhões de meticais.
Segundo o coordenador do núcleo provincial de combate ao Sida em Manica o número de projectos estão acima do orçamento avaliado em quatro milhões de meticais que o governo anualmente drena a instituição para financiar as associações.
Aarão Uaquiço avançou que atendendo e considerando que as necessidades de varias ordem porque as associações ao nível da província debatem se o dinheiro que o executivo aloca a sua instituição não satisfaz a demanda.
Para colmatar a situação Aarão Uaquiço propõem as organizações a submeterem projectos correspondentes com o valor orçado pelo governo de forma a financiar actividades de diversas associações que lutam contra o SIDA.
Refira-se que, deu entrada ao núcleo provincial de combate ao HIV/SIDA em Manica no presente ano sessenta e seis projectos dos quais quarenta e dois foram aprovados.
Abrahamo Cufa