A situação dos acidentes de viação ainda continua a preocupar não só as autoridades policiais, mas também ao governo e a sociedade civil, tendo em conta o elevado número de vítimas mortais por esses acidentes e que a maioria das causas tem sido o excesso de velocidade, corte de prioridade e a má travessia de peões.
Na última sexta-feira (30 de Outubro), a FL Gaspar em parceria com o INATER, Policia de Trânsito, ANE juntou mais de 190 crianças de várias escolas primárias e completas da província de Inhambane para uma palestra que tinha como objectivo a reflexão sobre os acidentes de viação e caminhos para a mitigação dos acidentes de viação.
A iniciativa foi bem aplaudida e louvada pelas crianças que vinham exigindo respeito por parte dos automobilistas para que não as atropelem pois são inocentes e que ainda precisam de protecção para um dia garantirem o futuro do país.
A FL-Gaspar é uma empresa portuguesa de construção civil, contratada pela Administração Nacional de Estradas (ANE) para a colocação de sinalizações nas vias públicas entre as principais cidades Maxixe e Inhambane.
No seu discurso o delegado provincial da ANE em Inhambane, Nelson Tsasana, agradeceu pela iniciativa e disse que eventos do género devem continuar.
Tsasana disse que são notórios os trabalhos desenvolvidos pela instituições públicas e privadas sobre a circulação rodoviária, no entanto estas actividades devem ser de todos de modo a que se eleve a confiança dos condutores e das circulações das crianças nas vias públicas e apela o redobrar dos esforços na disseminação das matérias de prevenção para a redução dos acidentes de viação. Diariamente perdemos mais de 10 crianças nas nossas estradas, por outro lado porque a criança se distraiu ou porque o próprio automobilista que devia reconhecer que está perante a uma criança devia reduzir a velocidade da sua viatura ou parar ate que a criança atravesse a estrada para evitar estes atropelamentos desnecessários.
Segundo dados divulgados pela Policia de Trânsito no passado, dia 16 de Outubro, indicam que os acidentes de viação matam por ano em todo o mundo mais de 1.2 milhões de pessoas e ferem 50 milhões de pessoas parte deste número são crianças, no nosso país verifica se uma tendência de aumento de números de acidentes de viação o que segundo o departamento de trânsito só no primeiro semestre deste ano foram registados mais de 91 casos de acidentes de viação contra 95 do igual período do ano passado e resultaram como mortes 75 pessoas, 67 feridos grave, 86 feridos ligeiros e 55 danos materiais avultados e 29 danos materiais ligeiros cuja causa principal destes acidentes é o comportamento humano.
Entretanto refira-se que a palestra sobre a segurança rodoviária teve a duração de apenas um dia e abrangeu cerca de três escolas da província de Inhambane, nomeadamente Maxixe, Vilanculo e Massinga.
Anastácio Marcelino