Destaque Munícipes “matolenses” em risco de perder terrenos

Munícipes “matolenses” em risco de perder terrenos

Essa possibilidade foi avançada pelo Conselho Municipal da Matola (CMM), que convocou num prazo de trinta dias, a presença de 115 titulares de terrenos na zona de Tchumene I, bairro Matola Gare, na Vereação de Planeamento Territorial e Urbanização por presunção de abandono e incumprimento injustificado do plano de exploração dos seus espaços.

Segundo avança o Noticias, se a presunção não for afastada pelos titulares das referidas fracções de terra, dentro dos prazos, serão extintos os Direitos de Uso e Aproveitamento dos mesmos, de acordo com a Lei de Terra.

André Chaha, vereador do Planeamento Territorial e Urbanização, as irregularidades detectadas são na sua maioria a inexistência de infra-estrutura e a construção apenas de muros de vedação.

“Queremos que os titulares desses terrenos se apresentem ao município para percebermos as causas do não uso dos espaços. A ideia não é retirar os espaços aos munícipes, mas sim obrigá-los a regularizar e a fazerem o devido aproveitamento. Vamos analisar caso a caso e se houver necessidade, em última estância, vamos retirar os terrenos”, disse Chacha.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 12 de Setembro de 2025