A província de Manica tem estado a liderar nas estatísticas por condução ilegal, visto que, num universo de 29791 viaturas fiscalizadas, maior número de indivíduos interpelados pela polícia, foram por ilegalidade e deram-se naquela província, com destaque para os distritos de Sussundenga e Matchazi.
É um facto que decorre com tendências de crescimento, já que nos últimos tempos, Manica tem apresentado maior número de casos de detenção por conduzir fora da lei, avançou o porta-voz do comando Geral da cidade, Pedro Cossa.
Em todo o país, das viaturas fiscalizadas, 31 foram apreendidas por diversas irregularidades e 163 cartas de condução por condução sob efeito de álcool.
Em resultado da irregularidade nas estradas, excesso de velocidade e condução sob efeitos de álcool, houve 35 acidentes que culminaram na morte de pelo menos 32 indivíduos, 26 feridos graves e 10 ligeiros durante a semana finda.
De ressaltar que, houve durante o mesmo período, registo de casos de delito comum que, na sua maioria foram protagonizados por jovens de idade compreendida entre os 18 aos 21 anos de idade.