Para efeitos da definição dos aspectos que concorrem para a multidimensionalidade da pobreza em Moçambique, decorre na capital, um encontro entre os representantes locais de cada província com vista a fazer a avaliação multidimensional de pobreza e bem-estar, organizado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF).
O encontro tem em vista discutir as dimensões que poderão ser consideradas importantes na vida do homem, com destaque para os aspectos que não são inseridos na pobreza multidimensional, visto que, grande parte da sociedade trata os assuntos da multidimensionalidade da pobreza de um modo limitado abarcando somente questões económicas.
A sessão de abertura teve como intervenientes a vice ministra da economia e finanças, Amélia Nakhare e da representante Residente do PNUD, Coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, Jannifer Topping tendo em unanimidade afirmado que, o assunto em questão, exige cada vez maior vigilância.
“Quando se fala da questão da pobreza multidimensional, as pessoas reduzem o conceito ao consumo de bens alimentares, portanto, o estudo que cá se pretende fazer é com vista a dar entender que a pobreza multidimensional, abarca mais do que a alimentação, envolvendo questões como a satisfação profissional, acesso a justiça entre outros aspectos ”, esclareceu Arão Balate, Director Nacional de Sensos Internos
Portanto, “o objectivo é identificar problemas e inserir medidas que possam contribuir para a melhoria dos níveis de pobreza multidimensional”, esclareceu Vasco Nhabinde, Director de Estudos e Análises Políticas do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
Um dos objectivos do encontro é avaliar a situação multidimensional de cada província e, a partir daí, discutir os aspectos que podem, assim como não, melhorar os níveis de pobreza e que poderão ser consideradas importantes na vida do homem.
Entretanto, importa realçar que, a avaliação da pobreza está associada a conjuntura política, económica e social do país.
E, para o caso particular de Moçambique, todos os aspectos acima referenciados contribuíram em grande para a oscilação dos dados estatísticos que até então, demonstram ter acrescido, o que implica a subida do índice de pobreza multidimensional no país.