Os Estados Unidos da América (EUA) ocupam 12ª posição, num grupo de 72 países que investiram em Moçambique, sendo que de 2009 a 2013 foram incrementados no país cerca 236 milhões de dólares.
Esses dados foram tornados públicos pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, durante a sessão da abertura do encontro com a missão comercial dos EUA, realizado em Maputo, tendo destacado que o governo olha para os EUA como um parceiro para desenvolver a agricultura, a indústria de agro-processamento, manufactura, minas, energia, tecnologias de informação.
Segundo Mesquita, esta posição mostra que os EUA dispõem de um espaço enorme para uma maior participação nas várias oportunidades de negócios que o país oferece, incluindo na área de hidrocarbonetos.
“A evolução anual do investimento privado norte-americano mostra uma tendência crescente, tendo atingido o seu pico em 2011. A título elucidativo, os EUA investiram em Moçambique desde 2009 a 2013, cerca de 236 milhões de dólares, dos quais, cerca de 78 milhões foram de investimento directo”, disse.
Mesquita falava nesta quinta-feira, durante a sessão da abertura do encontro com a missão comercial do departamento do comércio dos EUA, liderada pelo seu secretário, Antony Foxx.