Munícipes da cidade de Maputo queixam-se da degradação e falta de segurança da comummente chamada de zona das barreiras, via que facilita ao acesso rápido da paragem terminal do Museu à Baixa da cidade.
Alunos e cidadãos que usam a via com frequência, foram unânimes em afirmar que, embora seja uma via mais rápida, esta os faz colocar em risco a sua segurança, visto que degraus que já estão deformados e não oferecem mais condições para caminhar.
“Uso com frequência esta via como alternativa para chegar ao meu local de trabalho, e embora seja mais rápida não deixa de ser perigosa, pois, existem bandidos que arrancam os bens das pessoas principalmente dos alunos”, disse Fernando Mulungo.
António Cambula, estudante do Instituto Comercial de Maputo, refere que usa a via com a mesma finalidade, facilitar sua chegada a terminal da Baixa, mas “a mata que a rodeia torna-a cada vez mais perigosa, pois, os malfeitores apoderam-se dos bens alheios e escondem-se nela. Nunca presenciei de algum assalto mas já ouvi vários relatos de tal”, frisou.
Entretanto, embora esteja num estado degradado, os munícipes que com frequência usam a via, apelam a quem de direito para que providencie sua reabilitação e restabeleça a segurança.