Economia Japão concede 280 milhões de dólares para reabilitação do porto de Nacala

Japão concede 280 milhões de dólares para reabilitação do porto de Nacala

O Governo japonês concedeu nesta quinta-feira a Moçambique por empréstimo, cerca de cerca 280 milhões de dólares norte americanos para a segunda fase da reabilitação do Porto de Nacala, província de Nampula.

Falando à margem da assinatura do compromisso, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Brooke, considerou o acto um passo importante no aprofundamento da cooperação entre o país e Japão e “assim, estão criadas as condições para a continuidade das obras de reabilitação do Porto”, disse.

Este empréstimo é a última parcela que o Japão concede para o projecto de desenvolvimento do porto de Nacala, depois de em 2012 ter concedido 30 milhões de dólares e de em 2013 ter disponibilizado mais 70 milhões de dólares, num total de 380 milhões de dólares.

Por seu turno, o embaixador nipónico em Moçambique, Akira Mizutani, afirma que este projecto é um exemplo do compromisso que Moçambique e Japão assumiram, aquando da visita do primeiro-ministro japonês no país em Janeiro de 2014.

Recomendado para si:  Eni investe 130 milhões de dólares em nova Central Térmica de Temane