Sociedade Reabilitadas mais de 3.000 fontes de abastecimento de água

Reabilitadas mais de 3.000 fontes de abastecimento de água

Moçambique conseguiu, no quinquénio 2010/15, reabilitar cerca de 3.900 fontes de abastecimento de água, construir 200 poços e fazer seis mil furos nas zonas rurais, totalizando 10.100 fontes dispersas do preciso líquido.

O esforço empreendido beneficiou, em todo o país, três milhões de pessoas, porquanto nos últimos cinco anos foram construídos 281 fontenários e estabelecidas cerca de 12.300 ligações domiciliárias em diversas vilas do país.

Os feitos foram revelados nesta quinta-feira pela Secretária Permanente do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Maria Luísa Mathe, na sessão de abertura da reunião Anual Conjunta de Avaliação de Desempenho do Sector de Água e Saneamento Rural, que teve lugar  em Maputo.

No encontro, que termina sexta-feira, Mathe destacou igualmente a construção e reabilitação de 26 represas e pequenas barragens e seis reservatórios escavados, bem como a construção da barragem de Nacala, província de Nampula, no norte do país.

“Estas realizações estão alinhadas com os objectivos plasmados no Programa Quinquenal do Governo e da Política de Águas, à luz dos quais, a saúde humana está acima de todas as prioridades”, disse Mathe.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba