Um estudo científico realizado no King’s College London, em Londres e divulgado na revista especializada em urologia BJU International, nesta terça-feira (3), apresentou conclusões sobre o tamanho considerado normal para o comprimento e a largura do pénis.
O exercício foi baseado numa série de estudos para esclarecer um esquema gráfico ou “monograma”, que representa a distribuição do tamanho do pénis em repouso ou em erecção e suas variações normais.
Trata-se de um diagrama similar ao utilizado para avaliar as curvas de crescimento (peso e tamanho) das crianças e as variações consideradas normais.
De acordo com os resultados, o comprimento de um pénis flácido é de 9,16 centímetros, e o de um pénis esticado é de 13,24 cm. O comprimento médio de um pénis erecto é de 13,12 cm.
A circunferência, sempre em valores médios, passa de 9,31 cm a 11,66 cm do repouso à erecção.
Segundo o condutor da pesquisa, Dr. David Veale, o estudo será útil para aconselhar as pessoas preocupadas com o tamanho do seu pénis, que por vezes chegam ao ponto de sofrer dismorfofobia (temor desproporcional de possuir defeitos corporais).
“Estes gráficos ajudarão os médicos a tranquilizar a grande maioria dos homens sobre o tamanho de seu pénis dentro dos parâmetros normais”, disse Veale.
O estudo revela ainda que existe uma fraca correlação entre o tamanho do pénis em erecção e a altura de um indivíduo.