O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano recebeu na última sexta-feira oito salas de aula, construídas pela Rotary Club de Maputo, na Escola Primária de Mali, localizada na capital moçambicana, Maputo.
Esta cerimónia de entrega e inauguração de novas salas para as crianças da Escola Primária Completa de Mali acontece numa altura em que iniciou-se um debate nacional à procura de uma nova visão para as novas gerações.
Trata-se de um exercício iniciado semana passada com a realização da 1ª Reunião de Reflexão sobre a Educação e Desenvolvimento Humano, no nosso País.
Falando durante a cerimonia de entrega de novas salas de aulas, o ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, disse que a cerimónia é um acto de solidariedade e compromisso. Trata-se, pois, de doação consciente daquele que sabe avaliar e almeja, como todos nós, um objectivo que passa pela obtenção de competência de leitura, escrita e cálculo.
“Neste sentido, esta entrega de salas, uma cerimónia revestida de grande emoção e sentido patriótico, tanto por parte dos alunos, professores, país e encarregados de educação, como por parte do Governo e dos rotarianos, é um gesto que vai permitir que aqueles alunos que estudavam em baixo das árvores, passem a beneficiar-se de salas, como todos nós tivemos no passado e queremos que esta educação assim seja para todas as crianças moçambicanas”, explicou.
Desta forma, segundo Ferrão centenas e milhares de crianças passarão a dispor de salas de aula condignas, desfrutando uma nova forma de estudar em condições propícias e com probabilidades de melhorar a sua curva de conhecimentos.