Perto de 200 crianças órfãs e abandonadas foram inseridas em famílias substitutas durante o ano passado na província de Sofala, no contexto da solidariedade social de uma congregação religiosa designada Ministério Evangélico Visão Esperança ( MINEVE), que actua naquela parcela do país.
De acordo com o coordenador, pastor Jone João Jone, estão por ser integrados mais 15 menores com idades compreendidas entre quatro e 12 anos, que são assistidas até ao momento pela associação.
“Recebemos crianças de algumas comunidades, da Acção Social e do orfanato provincial. Aqui recebem apoio psicológico e só após isso são reinseridas em famílias substitutas”, explicou a fonte.
O orfanato MELANIE, criado à luz do projecto do MINEVE, conta no momento com apoio de 13 membros da comunidade Lolo, no bairro da vila Massane, arredores da cidade da Beira, do executivo através da Acção Social, entre outros organismos.
No seu discurso, alguns menores manifestaram sua satisfação destacando a importância do orfanato, pois é a partir dali que renasceu a esperança no seu futuro, depois de terem sido abandonados pelos seus familiares.
“Estamos felizes porque hoje podemos usufruir dos mesmos direitos, temos dignidade como qualquer outra criança. Pertencemos agora a uma família, com todas oportunidades de estudar, desenvolver habilidades e construir nosso futuro, depois de prematuramente nos tornarmos responsáveis pelos nossos irmãos mais novos”, contaram.
Por sua vez, o director provincial da Mulher, Género e Acção Social, José Diquissone Tole, realçou a importância trabalho que o orfanato MELANIE, desenvolve em complemento do governo na protecção da criança.
“Testemunhamos as acções que o orfanato tem vindo a desenvolver de modo a que nenhuma criança seja esquecida. Reconhecemos e agradecemos as pessoas de boa vontade, que de forma incansável vêm ajudando as crianças desfavorecidas, a exemplo deste centro” disse.
Tole exortou ainda os líderes religiosos, comunidades, empresários e os demais membros da sociedade civil, a redobrarem a atenção para com as crianças de modo a que se tenha um mundo melhor.