A activista social Graça Machel, distribuiu nesta quarta-feira três mil pacotes de pensos higiénicos às estudantes da Escola Secundaria Graça Machel, em Maputo, com o objectivo de ajudar a manter raparigas carentes na escola durante os ciclos menstruais.
A entrega do kit, avaliado em 90 mil rands insere-se numa iniciativa piloto que está a ser implementada nesta escola, sendo este o primeiro dos quatro lotes entregues durante o presente ano lectivo.
Os kits serão distribuídos gratuitamente através de um modelo a ser adoptado pela direcção da escola, tendo sempre em conta o benefício para as mais necessitadas.
Falando na ocasião, a activista social, Graça Machel, disse que as raparigas perdem 59 dias sem ir a escola por ano por não terem como cuidar de si.
Para Graça Machel, independentemente da condição financeira vem encontrar na escola condições sanitárias adequadas para um melhor aprendizado.
Graça Machel disse que a iniciativa da oferta de pensos higiénicos parte de um jovem que reconheceu os problemas que as raparigas enfrentam no seu dia-a-dia, sobretudo no período menstrual.
“A iniciativa partiu de um jovem sul-africano que teve a ideia de subir o monte Quilimanjaro para mobilizar recursos, com o objectivo de ajudar as meninas carenciadas nas escolas e, a partir daí, ele ficou a pensar nas milhares de meninas, como a sobrinha dele, que nesse período de desenvolvimento não têm alguém para lhes dar a orientação e muito menos recursos de como cuidar de si próprias”, explicou.
Por sua vez o mentor da iniciativa, Richard Mabasso disse que decidiu agir para desmistificar a puberdade e os tabus e, ao mesmo tempo, dar dignidade às meninas que são assistidas.
“Começamos por uma escola com 50 meninas. Mas agora já alcançamos acima de 100 mil meninas, em três anos. O nosso maior objectivo é alcançar dois milhões de meninas até 2020”, disse .
De referir que a Escola Secundaria Graça Machel foi inaugurada em 2011. Neste ano lectivo conta com um total de 2394 alunos, dos quais 1079 são homens e 1315 mulheres. Lecciona da 8ª à 10ª classe, sendo que as idades variam dos 12 aos 19 anos.