A província de Nampula está sendo assolada pelo vibrião da coléra desde o passado mês de Janeiro e já provocou quatro óbitos, dentre os quais um ocorrido dentro do Hospital e os restantes três na comunidade.
Esta doença está desenvolver grandes proporções, facto que causa preocupação às autoridades sanitárias daquele ponto do país.
Dados avançados pelo director provincial da saúde em Nampula, Armindo Tonela, revelam que ontem a província registou 847 casos cumulativos de cólera, em grande parte nos centros de tratamento da doença situados na cidade de Nampula, vila de Namialo, e distrito de Meconta.
Porém, o director provincial da saúde não confirmou informações que rolam naquela parcela do país, segundo as quais houve ocorrência de mais mortes causadas pela cólera, alegadamente porque o seu sector só pode confirmar os óbitos ocorridos dentro do hospital e após as análises laboratoriais.
A existência da conhecida “doença das mãos sujas”, em Nampula, foi confirmada no final do passado mês, após análises laboratoriais de doentes com diarreias agudas que se vêem registando na província desde Dezembro do ano passado.