Duas mulheres, por sinal mãe e filha, estão detidas no Comando Distrital da Polícia em Marracuene, indiciadas do sequestro de uma criança de três anos, no bairro Habel Jafar, há cerca de 25 quilómetros da cidade de Maputo.
Trata-se de O. Alfredo e sua mãe, identificada apenas por Isabel, que mantiveram em cativeiro o menor, no bairro de Magoanine C, para pressionar os pais a pagarem 300 mil meticais pela compra de uma viatura.
Segundo escreve o Jornal Noticias na sua edição de hoje, o esquema de rapto foi orquestrado pelo proprietário da viatura, que se encontra a cumprir uma pena no estabelecimento prisional da Machava, província de Maputo, e sua esposa, identificada pelo nome de Graça, residente no bairro Intaka, ainda em parte incerta.
O porta-voz da Polícia no Comando Provincial em Maputo, Emídio Mabunda, disse que a corporação está a trabalhar no sentido de conseguir apurar se o mandante é de facto o cidadão que se encontra a cumprir pena num dos estabelecimentos prisionais da província de Maputo.
“Temos a certeza de que a partir de dentro das nossas penitenciárias dificilmente poderá existir algum criminoso a coordenar acções criminais cá fora. Vamos entrar em contacto com os órgãos de Justiça para obtermos mais informações sobre como poderá ser efectivada esta acção”, afirmou Mabunda.
Mabunda referiu que a detenção das duas mulheres indiciadas de sequestro aconteceu quando elas iam levantar o valor de resgate num local que não foi referenciado.