As intensas chuvas que na noite de segunda-feira e ate a a tarde da terça-feira já causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e destruição de bens e infra-estruturas nas cidades de Maputo e Matola.
Segundo o balanço preliminar do mau tempo apresentado nesta quinta-feira pela Vereação de Saúde e Acção Social do município de Maputo, 24 casas desabaram e centenas de outras ficaram alagadas, diversas vias cortadas ou bloqueadas ao trânsito.
As mortes foram todas registadas na cidade de Maputo, três das quais no Distrito Municipal Ka Maxakeni e as restantes em Ka Mubukwane.
Já no município da Matola as chuvas fortes de terça-feira culminaram com o desabamento de 19 casas e alagamento de outras 370, para além da obstrução das vias de acesso nos troços localizados em zonas de convergência das águas.
Das casas destruídas na Matola oito foram no bairro São Dâmaso, cinco em Ndlhavela, três no bairro de Infulene A, duas no bairro T3 e uma na Acordos de Lusaka. O posto administrativo da Machava foi o mais afectado pelo desastre, com 252 famílias desalojadas, seguido da Matola, com 74, e por último Infulene, com 63 famílias afectadas.
A vereadora de Saúde e Acção Social no município de Maputo, Nurbai Calú, disse que o mais aconselhável é que as famílias afectadas sejam acolhidas por seus parentes próximos para evitar a proliferação de doenças típicas dos centros de acolhimento.
“Como nós sabemos, a vida nos centros de acolhimento faz com que as pessoas sejam propensas a contrair doenças. Nós apelamos sempre às vítimas para que encontrem abrigo em locais seguros e distantes dos aglomerados”, explicou a vereadora.















