Um total de 45 pessoas morreram na semana passada, vítimas de 60 acidentes de viação ocorridos em todo o país, segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Pedro Cossa.
Trata-se de 26 acidentes do tipo atropelamento, nove choques entre carros, 12 foram de despiste e capotamento, sete choques carro-moto e um total de 141 pessoas contraíram ferimentos graves e ligeiros, das quais 50 em estado grave.
De acordo com Cossa, que falava no habitual briefing semanal da Polícia as prováveis causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a má travessia de peões, manobras perigosas, condução em estado de embriagues, entre outras.
“Nós continuamos a manifestar a nossa preocupação com a onda de acidentes de viação no país. Esta semana, tivemos 45 óbitos e na primeira semana do mês foram 39. Se somarmos notaremos que são 84 vítimas mortais em duas semanas”, lamentou.
Para o porta-voz, os acidentes resultam da irresponsabilidade dos automobilistas que, muitas vezes, se fazem à via pública sem que estejam em condições e com viaturas problemáticas.
No mesmo período em análise a PRM fiscalizou , 29 mil viaturas, tendo, por esta via, sido apreendidos 42 veículos e 55 cartas de condução por infracção ao código de estrada, bem como passadas 4 mil multas aos automobilistas e
sete cidadãos foram detidos por condução ilegal.















