Sociedade  Mucubúri: Reabilitação e ampliação de centros de Saúde

 Mucubúri: Reabilitação e ampliação de centros de Saúde

O distrito de Mecubúri, na província de Nampula está a beneficiar de reabilitação e ampliação de três centros de saúde.

O objectivo é de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Trata-se dos centros de Saúde da Vila-sede distrital e outros dois localizados nos postos administrativos de Muite e Milhana.

De acordo com o, administrador distrital de Mecubúri, Hilário Anapacala, as referidas unidade sanitárias têm espaços pequenos e sem condições adequadas para corresponder à demanda de doentes, o que acaba por se constituir como uma preocupação para o Governo distrital que, em parceria com outras entidades, decidiu desencadear as obras de redimensionamento.

Um dos graves problemas vividos há anos nos centros de Saúde de Ratani (Muite) e Milhana, é que para além de funcionarem em espaços mínimos, os respectivos edifícios encontravam-se em estado avançado de degradação, por nunca terem beneficiado de obras de reabilitação.

Para o caso específico do centro da vila- sede distrital, que é de referência ao nível de Mecubúri, as obras ora em execução vão permitir que a unidade sanitária disponha de espaço suficiente e adequado para, por exemplo, oferecer serviços de maternidade, consulta médica e outros que devido ao espaço mínimo, neste momento, são feitos em condições não muito desejáveis, pois, desde a muito tempo o edifício onde funciona o centro não era ampliado apesar de ser muito procurado a nível do distrito de Mecubúri

Recomendado para si:  Governo cria Força-Tarefa para enfrentar a crise de financiamento no sector da saúde

O mais preocupante é que, por ser mínimo, havia momentos em que doentes do sexo diferentes eram obrigados a partilhar a mesma enfermaria, situação que feria as tradições locais.

Por seu turno, os residentes estão satisfeitos com o início das obras de ampliação daquelas unidades sanitárias, em particular o da vila sede distrital, pois, acreditam que com a reabilitação e ampliação dos centros de saúde, melhorarão as condições de atendimento aos utentes e doentes.

O administrador de Mecubúri disse ainda que apesar dos esforços que estão sendo desenvolvidos pelas autoridades administrativas com vista ao alargamento da rede sanitária da região, certas comunidades daquele distrito ainda continuam a percorrer longas distâncias para chegar a um centro ou posto de saúde.

Acrescentou que uma das preocupações fundamentais do Governo é de oferecer os melhores cuidados de saúde à população, por isso ”estamos a cumprir a promessa feita com o povo, que é de ampliar e garantir o funcionamento pleno dessas unidades sanitárias. Esse esforço tem vindo a reduzir as distâncias que separam as populações e unidades sanitárias”. Disse o Administrador

Mecubúri é habitado por cerca de 156 mil pessoas e conta com 13 unidades sanitárias, das quais um centro de Saúde com uma maternidade e enfermaria de medicina geral, outros nove centros rurais e três postos