Destaque BAD aprova dois donativos para o incremento do sector agrícola no país

BAD aprova dois donativos para o incremento do sector agrícola no país

Um total de 1.223.000,00 dólares norte-americanos foi a quantia que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através da Iniciativa de Financiamento Acelerado para a Agricultura (AFT, sigla a inglês), aprovou para apoiar a preparação de projectos do sector agrícola no país.

Os beneficiários foram a Odebrecht Moçambique e a EcoFarm Moçambique, Lda, duas entidades do sector privado que trabalham nas áreas de infra-estruturas e agricultura, respectivamente.

A Odebrecht Moçambique, uma organização de origem brasileira, usará o donativo para financiar determinadas despesas para a preparação de investimentos relacionados com o desenvolvimento de uma cadeia de valor para a produção de frango, incluindo o desenho de uma planta de produção de aves, seu processamento e distribuição em Moçambique.

O projecto da Odebrecht será implementado numa área de 6000 hectares nos distritos de Lugela e Mocuba, na província da Zambézia.

Já a EcoFarm Moçambique, Lda., investirá o donativo na preparação do projecto de produção de cana-de-açúcar e será implementado em Chemba, na província de Sofala, numa área de 3500 hectares.

O objectivo deste donativo é de financiar certas actividades de preparação de projectos, incluindo estudos de viabilidade e de avaliação do impacto ambiental e social.

O BAD actua em Moçambique desde 1977 e já financiou vários projectos públicos e privados num total de 2.1 biliões de dólares norte-americanos nas áreas de governação, transporte, energia, social, água e saneamento, finanças e mineração.