Um avião de combate ucraniano MIG-29 foi abatido por separatistas pró-russos na noite deste domingo na região na Ucrânia, num dia em que havia uma batalha entre forças ucranianas e separatistas pró-russos, com ambos os lados a reivindicar vitórias.
Kiev assegurou que os seus militares recuperaram o controlo de uma esquadra de policia , na cidade de Luhansk, que estava nas mãos dos rebeldes desde Abril deste ano.
Reconheceu ainda ter perdido um caça MIG-29 na região, abatido na última noite pelos separatistas, mas garantiu que o piloto escapou são e salvo.
O Exército ucraniano denunciou a entrada no território de três baterias de mísseis Grad vindos da Rússia
Por sua vez o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, Andriy Lysenko, disse que têm “informações de que os rebeldes usaram as rotas que não estão sob o controlo do Exército ucraniano para receber armas e tropas vindas da Federação Russa”.
Moscovo sempre negou a passagem de tropas russas ou material militar através da fronteira, mas o líder da República Popular de Donetsk disse que os rebeldes esperam receber em breve 150 viaturas blindadas e 30 tanques, bem como mil combatentes treinados na Rússia.