Dois camiões embateram-se na manhã de ontem, na vila de Macia, em Gaza provocando seis mortos e feridos ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1).
O acidente que matou seis pessoas aconteceu quando um dos camiões, de marca Freightliner que seguia no sentido Sul/Norte, transportando cimento, tentou fazer manobra para fugir da báscula da Macia, à alta velocidade, acabando por embater contra um outro, que seguia em direcção a Maputo, transportando hortícolas de várias categorias.
O sinistro, além de causar morte de pessoas, também provocou danos materiais avultados e, ferimentos em um número não especificado.
As seis vítimas mortais são mulheres que viajavam de regresso a Maputo no camião que transportava hortícolas, para à venda nos mercados da cidade de Maputo.
Entretanto, a Polícia reporta a morte de outras 44 pessoas em 50 acidentes de viação registados ao longo da última semana nas estradas do país. Cinquenta e cinco pessoas ficaram feridas nestes sinistros, 29 das quais contrairam ferimentos graves.
De acordo com o porta-voz do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, o excesso de velocidade aliado a má travessia de peões, ultrapassagens irregulares como sendo as causas que estam na origem dos acidentes, registados pela corporação.
“Dos acidentes registados, tiveram como causa corte de prioridade (5), o excesso de velocidade, dois a má travessia de peão e quatro a ultrapassagem irregular e três por mau posicionamento dom passageiro”, vincou Pedro Cossa.
No âmbito das medidas para o combate aos acidentes de viação, a PRM fiscalizou mais de 27 mil viaturas que resultou na aplicação de multas por diversas irregularidades, apreensão de veículos, cartas de condução e detenções por condução ilegal.
“Fiscalizamos 27 209 viaturas que resultaram na aplicação de 5 749 multas por violação às regras de trânsito, 89 veículos apreendidos por diversas irregularidades, 50 cartas apreendidas cujos titulares acusaram positivo no teste de alcoolemia e 8 detidos por condução ilegal”, disse.
No que tange aos resultados operativos, as autoridades detiveram 1460 violadores de fronteira, na maior parte nacionais que tentavam atravessar para a vizinha África do Sul e Malawi e Tanzânia.
A PRM registou ainda, 122 casos de natureza criminal, sendo que 97, correspondentes a 90 porcento, foram esclarecidos. Dos casos criminais, 79 foram contra propriedade, 42 contra pessoas e 1 contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.















