A Empresa Electricidade de Moçambique (EDM) está a efectuar trabalhos no sentido de reparar uma torre de alta tensão, no distrito da Manhiça, província de Maputo, danificada após sofrer embate de uma viatura.
Celso Saiete, responsável da Operação na Divisão de Transporte-Sul, disse a jornalistas que por causa deste trabalho, cerca de 120 mil clientes da EDM nas províncias de Gaza e Inhambane sofrerão restrições no fornecimento de energia no próximo domingo.
Saiete explicou que “o embate provocou danos na estrutura da torre, tendo afectado sobremaneira a própria fundação. Há necessidade de se garantir a sua reparação sob o risco de termos o colapso da própria torre e de outras duas adjacentes, o que teria consequências muito graves.”
As zonas que sofrerão restrições incluem os distritos de Macia, Chokwè e a cidade de Xai-Xai em Gaza, bem como toda a província de Inhambane.
O responsável de Operação na divisão de Transporte-Sul, na EDM, afirmou igualmente que a sua empresa tem registado prejuízos avultados na sequência da vandalização de linhas de transporte de energia, “por exemplo, este ano tivemos grandes prejuízos resultantes do roubo de cantoneiras em duas linhas críticas no sul do país, designadamente Boane, Salamanga e Infulene, Corumana e Komatiport”, disse.
De acordo com a nossa fonte, esta operação acaretará custos directos com materiais e a logística estimados em um milhão de meticais.
Celso Saiete explicou também que alguns bairros da cidade de Maputo encontram-se com restrições no fornecimento de energia como resultado de “um intenso nevoeiro, acompanhado de poeiras que se depositam no isolamento das linhas próximo da subestação do Infulene”.















