No âmbito do Programa Para Fortalecimento da Mídia, da IREX Moçambique, foi levada acabo esta terça feira mais uma sessão de debate na redacção. Para o efeito, o espaço mensal debruçou se sobre a concertação de ideias para a segurança de jornalistas durante a campanha eleitoral.
Com o tema “Segurança de Jornalistas – desafios na cobertura eleitoral” O debate, que teve como facilitador o jornalista e Presidente da Comissão de Resposta Rápida, Jeremias Langa, visava partilhar ideias e experiências na área jornalística, sobretudo na cobertura de campanhas eleitorais.
Na ocasião, Jeremias Langa destacou que o nível de ‘teledensidade’ de que o país dispõe hoje, é muito mais alto do que o que tinha nas eleições anteriores e, que este facto exige mais profissionalismo, pois o jornalista já não está margem do processo. “Os mídias deixaram de ser apenas um veículo de transmissão de informação e assumiram o papel de actores. Por essa razão é necessário que saibam, dentro das regras de conduta e da dimensão ética, determinar o curso dos acontecimentos”, disse.
O nosso interlocutor disse ainda que não existe ainda um plano que pense na segurança do jornalista diferente da segurança que se tem prestado aos profissionais de outras actividades, pelo que, o jornalista deve resolver pessoalmente o seu problema de segurança, escolhendo criteriosamente as fontes de informações e fazendo-o com consciência ética.
O próximo “Debates na Redacção” realizar-se-á no dia 31 de Setembro e falará da Lei de Imprensa, ainda não aprovada.