Sociedade EDM poderá alocar dois mil milhões de dólares para melhorar o fornecimento...

EDM poderá alocar dois mil milhões de dólares para melhorar o fornecimento da energia

A Electricidade de Moçambique (EDM) poderá despender dois mil milhões de dólares norte americanos, na rede primária de transporte de energia eléctrica para dar resposta ao aumento do consumo, de acordo com dados de um estudo interno da empresa.

O estudo indica que o montante a despender nos próximos 5 a 10 anos na rede de transporte, dos quais 815 milhões de dólares serão aplicados na zona norte, 570 milhões de dólares no centro, enquanto para a região sul estão previstos a alocação de 600 milhões de dólares.

Entretanto, a pesquisa revela que a EDM poderá continuar a deparar-se com constrangimentos, que afectará a qualidade da energia, ao aumento do consumo, bem como a falta de redundância na rede primária de transporte de energia, situação que torna o fornecimento de energia vulnerável.

A destruição dos cabos pelos empreiteiros envolvidos nas obras em centros urbanos e o impacto da instalação de equipamentos de climatização em instalações não preparadas para o efeito são identificados pela empresa como outros constrangimentos que afectam a qualidade de energia fornecida.

Recomendado para si:  Concluído tapamento do último rombo na EN1 em Xai-Xai

O relatório da EDM refere-se ainda à escassez de recursos financeiros para a execução de projectos de electrificação, com parte significativa dos projectos concebida com linhas de grande extensão e com baixa capacidade.

O grupo suíço ABB, que recentemente ganhou um contracto para fornecer equipamento para duas subestações e recuperar nove subestações da rede eléctrica pública em Moçambique, informou que a procura de energia eléctrica em Moçambique tem estado a aumentar entre 10 a 15 porcento ao ano, por causa do registo do desenvolvimento económico.

Por sua vez, moradores de alguns bairros da cidade de Maputo, casos de Costa do sol, Chamanculo e outros tem registado nos últimos dias restrições constantes no fornecimento de energia eléctrica.

Facto apontado pelos utentes como o prenúncio de mau serviço prestado pela EDM, situação que tem trazido prejuízos avultados, através da danificação dos electrodomésticos e entre outros. 

Destaques da semana