Destaque Arroz local revela potencial de comercialização

Arroz local revela potencial de comercialização

Moçambique poderá ampliar o nicho de mercados na comercialização de arroz produzido no território nacional.

A informação foi revelada esta sexta feira, pelo Director Nacional da Agricultura, Mohamed Valá, que falava no âmbito da apresentação do arroz de Chokwé e da Maganja da Costa, pela Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA) e o Ministério da Agricultura, num seminário realizado esta sexta-feira no Instituto de Investigação agrária de Moçambique.

Segundo Valá, este facto será possível devido aos apoios vietnamitas que Moçambique tem recebido nos últimos anos, em termos de injecção financeira e assistência técnica, sobretudo na província da Zambézia, no distríto da Maganja da Costa.

“Inequivocamente, posso dizer que os pequenos produtores moçambicanos aumentam o rendimento. A título de exemplo, em pouco tempo, passaram da marca dos mil quilogramas de arroz para uma  produçao de cerca de 3.8 a quatro toneladas por hectar”, disse.

O director nacional da agricultura referiu ainda que apesar destes avanços, há ainda desafios na expansão de projectos na área da produção e na transferência de tecnologias.

Recomendado para si:  Ataque das forças de apoio rápido em Al-Fashir causa 13 mortos e 19 feridos

“É preciso que os pequenos produtores assumam as novas tecnologias e o governo, por sua vez, deve comprometer-se com a transferência dessas tecnologias, através de vários modelos existentes, principalmente programa intensivo de transferência de tecnologias (PITA),” afirmou.

Acrescenta que o país continua ainda com um défice de arroz de cerca de trezentas mil toneladas, facto que obriga o Estado a despender até então muito dinheiro na importação do arroz.

“São cera de 145 a 148 milhões de dólares que saem dos cofres do Estado para a importação do arroz por ano”, desabafou Valá, sublinhando que há uma necessidade urgente de se duplicar e multiplicar a produtividade de forma a reduzir o défice de importação do mesmo.