Sociedade Simango exige profissionalismo à Policia Municipal

Simango exige profissionalismo à Policia Municipal

O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, exigiu maior zelo e profissionalismo no trabalho diário que a polícia municipal executa em Maputo como forma de criar um bem-estar aos munícipes.

David Simango falava ontem, em Maputo, momentos após a entrega de dez motorizadas de marca Yamaha, para a polícia municipal.

 Para Simango os meios, entregues, devem servir não para extorquir os munícipes, mas sim para trazer mais tranquilidade.

“Com estes meios, devem melhorar o vosso desempenho. Não usem as motorizadas para castigar os munícipes, sobretudo os motoristas”, disse.

David Simango proibiu, diante da polícia municipal, algumas práticas que ocorrem com alguns agentes, quando mandam parar automóveis, principalmente os condutores de transportes semi-colectivos de passageiros.

“Alguns mandam parar uma viatura  exigem a documentação. Ao receber os documentos, ao invés de se posicionarem diante da viatura, deslocam-se para trás desta e, sei lá o que vão fazer porque a regra manda dizer que devem estar ou do lado do condutor ou adiante”, sublinhou.

Recomendado para si:  Circulação rodoviária restabelecida entre Sul e Norte, mas apenas para veículos ligeiros

Por sua vez o Comandante da Polícia Municipal da Cidade de Maputo, António Espada, disse que a polícia da urbe vai aumentar a mobilidade e controlo acelerado nas estradas da capital.

“Como sabe, a nossa cidade tem registado um tráfego intenso de viaturas e que já não se consegue diferenciar qual é a hora de ponta. Então, as motorizadas podem dar uma resposta mais célere, nos casos em que a polícia deve se deslocar a um determinado ponto”, vincou.

Espada disse ainda que as motorizadas possuem uma característica típica, por ostentar, além da instituição a quem pertencem, a numeração.

“As motorizadas estão enumeradas. Em caso de um dos nossos motociclistas não esteja a observar as regras profissionais de fiscalização, o munícipe pode fazer a denúncia, dizendo que a motorizada número X, está no local Y, a cometer esta ou aquela irregularidade” afirmou.

Segundo Espada, essa característica constitui uma inovação nos meios motorizados da polícia municipal.

Destaques da semana