Sociedade Porto da Beira conta com novas linhas de navegação

Porto da Beira conta com novas linhas de navegação

O Porto da Beira já conta com novas linhas de navegação que vão facilitar as operações de navios, com capacidade entre 30 e 35 mil toneladas, obedecendo escalas directas para o Médio Oriente, particularmente, nos portos que trabalham ligados ao serviço rápido com ou sem transbordo.

As operações a partir do Porto da Beira, serão numa base semanal, com vista a aumentar consideravelmente as embarcações, reduzindo deste modo o tempo de trânsito, umas vezes que no passado, as mesmas escalavam a África do Sul para o transbordo em navios de grande porte e seguir para destinos finais.

O administrador delegado da Cornelder de Moçambique, Carlos Mesquita, disse que neste momento existe uma linha de navegação no Porto da Beira, a operar em moldes passados, como é o caso da EMC, sendo que as restantes, como a Master, Delmas, Smaydevas, Yahel e Evegrin a trabalharem directamente num processo considerado vital para os operadores.

Carlos Mesquita, explicou ainda que a nova dinâmica de navegação implementada, foi com base na  maior produtividade e rentabilidade que o Porto da Beira conseguiu desde Abril do ano passado, altura em que entraram dois pórticos contentores de 65 toneladas cada,  que custaram cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos.

Recomendado para si:  Casos de suicídio aumentam em Moçambique e comunidades reforçam chamado à prevenção

O manuseamento das mercadorias contentorizadas das tradicionais operações, efectuadas nalguns países como o Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e República Democrática do Congo, já é mais flexível, o que faz com que o Porto da Beira ombreie em igualdade de circunstâncias, ou mesmo superior na da África Austral, ao atingir uma média entre 25 e 29 contentores por hora contra os anteriores 10/12 em igual período de tempo.