A Universidade Eduardo Mondlane , (UEM) junta a partir de hoje até 18 do mês em curso, cientistas e estudantes num encontro de capacitação, em matérias relacionadas com o petróleo e gás natural, designado Escola de Inverno, com intuito de acrescentar a ciência à comunidade académica, durante as correntes de férias semestrais em curso.
Capacitar docentes e investigadores daquela maior instituição de ensino superior do país, é outro maior interesse no encontro que também junta interessados de outras instituições de ensino e o público no geral, bem como profissionais de diversas áreas na temática gás e petróleo.
Sabe-se que a UEM, usa Winter School, programa posto em prática em muitas universidades dos países anglófonos, para desenvolver suas actividades pela primeira vez no seu calendário anual. No mesmo encontro, espera-se que haja partilha de conhecimento e troca de experiências, numa convergência de pessoas com diferentes formações e experiências para discussão conjunta dos assuntos mais importantes na matéria escolhida.
A Escola de Inverno, adoptou uma abordagem disciplinar em que assume o formato de uma feira de conhecimento onde são envolvidas entre outras, pessoas ligadas às áreas de Engenharia, Geologia, Química, Economia, Direito e Educação.
O Winter School também tem objectivo de sustentar uma capacitação na pesquisa e produção de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural) no país, os seus efeitos no desenvolvimento socioeconómico e seu enquadramento jurídico, com recurso a métodos de aprendizagem focalizados no formando.
Fazem parte do evento, para além da UEM, facilitadores das universidades sul-africanas de Witswatersrand e holandesas de Groningen, Delft University of Technology e de Maastricht. Também estarão técnicos do Instituto Nacional de Petróleos e do Instituto Superior Politécnico de Songo.