Quando, no princípio do ano, as cidades da Beira e Chimoio ficaram sem energia por mais de 15 dias, a Electricidade de Moçambique veio a público dizer que estava a reparar uma avaria grossa na subestação de Chibata, em Manica, e que, depois da reparação, resolver-se-ia o problema definitivamente. Não era verdade. Na passada quarta-feira, a subestação voltou a registar avaria e os apagões voltaram às cidades da Beira e Chimoio.
Num trabalho de investigação feito pelo Canal de Moçambique em Fevereiro, com a ajuda de funcionários superiores da própria EDM, constatámos que o que está a acontecer em Chibata é mesmo uma questão de desleixo por parte da EDM, que há décadas não faz manutenção dos equipamentos em Chibata.
“A Electricidade de Moçambique (EDM, EP) informa aos seus clientes e ao público em geral que, durante a madrugada desta quarta-feira (28 de Maio de 2014), ocorreu uma avaria na Subestação de Chibata, na província de Manica, o que, em consequência, obrigou à EDM a restringir o fornecimento de energia eléctrica às cidades da Beira e Chimoio, para além de outras localidades nas províncias de Sofala e Manica”, lê-se num comunicado da EDM enviado à nossa redacção.
A EDM informa também que, desde então, os seus técnicos têm estado “a envidar esforços” para a reparação da avaria, de modo a retornar o sistema à sua normalidade. Mas o facto mesmo é que Chibata vai continuar a ser problema, enquanto a EDM não abandonar medidas paliativas para um problema com barbas brancas, tal como nos anfiançaram funcionários superiores daquela empresa.