Durante a semana passada, a Polícia da República de Moçambique (PRM), diz ter registado a nível da cidade de Maputo, 19 acidentes que causaram a morte a sete pessoas e 34 feridos graves.
A polícia aponta para a irresponsabilidade dos automobilistas e desrespeito das regras elementares de trânsito, como sendo as principais causas do crescente número de acidentes e mortes nas estradas.
Orlando Mudumane, porta-voz da PRM a nível do Comando da cidade de Maputo, disse que dos 19 acidentes registados, cinco tiveram como causa condução em estado de embriagues.
Os acidentes do tipo atropelamento carro peão lideram a lista com sete casos cada e os restantes cinco foram do tipo despiste e capotamento.
Algumas acções para combater os acidentes
Durante a semana finda, a nível da cidade de Maputo, foram fiscalizadas 3544 viaturas, tendo sido apreendidas 37 por diversas irregularidades. Foram passadas 1464 avisos de multa aos automobilistas infractores e foram submetidos ao teste de álcool 87 automobilistas dos quais 26 foram surpreendidos a conduzir sobre efeito do álcool. Foram também detidos três indivíduos por condução ilegal e outros dois por abandono de sinistrado após atropelamento.