Está encarcerado nas celas da 12ª esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Maputo, um indivíduo de 24 anos de idade, indiciado do crime de “falsas qualidades”. Segundo a PRM o jovem em questão, cometia vários crimes no bairro da Mafalala e arredores usando fardamento policial.
A Polícia diz ter chegado até ao criminoso, através de denúncias feitas por populares, o que levou os agentes da PRM a efectuarem “rusgas dirigidas e selectivas” pelo bairro da Mafalala, o que culminou com a detenção do “polícia-bandido”, em sua própria residência.
De acordo com o porta-voz da PRM a nível do comando da cidade de Maputo, Orlando Mudumane, na casa do indivíduo foram encontrados diversos artigos de uso exclusivo das Forças de Defesa e Segurança, com destaque para “quatro calças, nove camisas, uma capa militar de chuva e um uniforme “pingo de chuva”.
Neste momento, a Polícia diz estar a fazer diligências de modo a apurar onde é que o indivíduo conseguiu tanto equipamento autêntico da PRM e das FADM.
“Neste momento estamos a procurar saber donde vem estes uniformes. Mesmo nós que somos polícias de verdade não temos tantos artigos assim”, concluiu.