Sociedade Criminalidade Neutralizado falso inspector do Trabalho que cobrava dinheiro às empresas

Neutralizado falso inspector do Trabalho que cobrava dinheiro às empresas

A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) neutralizou, semana passada, um cidadão que nos últimos meses fazia-se passar, na cidade de Maputo, por inspector do Trabalho, quando, na verdade, não tem nenhum vínculo com o Ministério do Trabalho e muito menos alguma vez pertenceu ao quadro da IGT.

O visado, usando identificação falsa, vinha protagonizando acções inspectivas a diversas empresas da região de Maputo, cobrando valores pelo alegando trabalho realizado, incluindo multas inventadas e gratificações, cuja canalização, inclusive, não obedecia às vias usadas no sector público, no caso vertente da IGT, optando por colecção monetária física.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o burlão identificava-se como “inspector Reginaldo”, um nome que ninguém ostenta na IGT na cidade de Maputo. O falso inspector do Trabalho foi posto fora de acção na empresa Losumate Materiais de Construção, Lda., localizada na cidade de Maputo, onde, contrariamente às competências da Inspecção do Trabalho, intermediava a contratação de trabalhadores estrangeiros, ilegalmente. Por essa via, e intitulando-se agente encarregue de fiscalizar a mão-de-obra estrangeira no País, forjou documentos de autorização de dois cidadãos de nacionalidade estrangeira, cujo montante cobrado pelo serviço foi de 80.000,00 (oitenta mil) meticais, valor que viria a atingir os 95 mil meticais, após o patronato da empresa ter dado adicionalmente outros quinze mil meticais, em gesto de agradecimento pela “celeridade processual”.

Recomendado para si:  Maputo: Criminosos intensificam roubos de gado e culturas em Impaputo

O cidadão está detido em Maputo, aguardando por julgamento.