Os acidentes de viação continuam a semear luto nas estradas nacionais. De acordo com dados disponibilizados pela Polícia da República de Moçambique (PRM), 45 pessoas perderam a vida nas estradas nacionais, durante a semana passada.
O destaque, em termos de número de vítimas mortais, vai para a província de Inhambane, das 45 pessoas que perderam a vida em consequência dos acidentes, 16 casos registaram-se naquela província. Os acidentes tiveram ainda como consequência 30 feridos graves e 32 ligeiros.
De acordo com o balanço policial, 30 acidentes foram do tipo atropelamento carro-peão, 11 choque entre carros, nove despiste e capotamento, três choque entre carro e moto e um acidente do tipo choque contra obstáculo fixo.
No que concerne aos números de acidentes, a cidade de Maputo lidera a lista com um total de 16 acidentes, seguido da província de Inhambane com oito, província de Maputo seis, Manica e Sofala cinco e província de Tete com 4 casos.
A PRM aponta como sendo a principal causa dos acidentes a falta de prudência por parte dos automobilistas, dos 54 de acidentes, 38 foram por excesso de velocidade.
Resultados operativos
Com vista a inverter este cenário, a Polícia diz ter fiscalizado em todo o País 17.824 viaturas, 3.999 automobilistas foram multados por diversas irregularidades, 177 condutores foram apanhados a conduzir sob efeito de álcool, 22 livretes apreendidos por diversas infracções ao Código de Estrada e 12 indivíduos foram detidos por condução ilegal.