Dois jovens moçambicanos estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) na Matola, indiciados do crime de falsificação de moeda.
Os dois indivíduos, identificados apenas por Eusébio e Alexandre, ambos de 30 anos de idade, foram detidos, durante o período da manhã, do último sábado, com notas falsas no valor de 3000 meticais, quando tentavam efectuar pagamentos num estabelecimento comercial, na zona do bairro Boquiso, na Cidade da Matola.
O Porta-voz da PRM do Comando a nível da Província de Maputo, Emídio Mabunda disse que, o caso deu-se por volta das 10h00 da manhã, quando os dois jovens, efectuavam pagamentos de produtos por eles adquiridos, no valor de 3000 Meticais, em notas de 100 e 500 meticas.
O proprietário do estabelecimento ao conferir as notas, notou uma diferença nas mesmas, tendo se apercebido que tratava-se de notas falsas. De imediato solicitou a polícia, que tratou de deter os indivíduos.
Os indivíduos confessaram o crime. O porta-voz da PRM disse ainda que, neste momento a polícia está a trabalhar de modo a conhecer a proveniência daquelas notas.
O Porta-voz PRM do Comando a nível da Província de Maputo, reportou ainda que só na semana passada, a polícia na sua “operação limpeza”, apreendeu mais de cinco viaturas de diferentes marcas e culminou com a detenção de vários indivíduos envolvidos em roubos de viaturas, foram também fiscalizadas 305 viaturas e impostas 105 multas por diversas transgressões rodoviárias.