Sociedade Desmaios de alunas assombram Moamba

Desmaios de alunas assombram Moamba

Mais de cinquenta alunas da Escola Secundária da Moamba, na província de Maputo, deram entrada no Centro de Saúde de Magude, durante o ano passado, com sinais de crises de ausências e delírios.

Este ano, já foram registados dois casos de desmaios na mesma escola, mas as autoridades da Saúde dizem que no hospital local não houve registo.

Segundo explicou ao Canalmoz a directora Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social da Moamba, Felismina Massingue, este fenómeno quando começa a criança sente-se mal e depois cai. Mas porque existe aquela agitação de todos, o fenómeno começa a propagar-se. Por outro lado, há uma desinformação de que há algum espírito zangado.

“No ano passado, recebemos mais de 50 alunas da escola secundária com esses problemas. Todas foram observadas e aconselhadas. Não chegam a ser desmaios, como se diz. São casos de crises de ausências e delírios”, disse explicando que se considera crise de ausências quando uma pessoa de um momento para outro perde a consciência.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha

Segundo a directora da Saúde da Moamba, esta situação não é normal e precisa de uma educação conjunta. Sempre que se registam estes casos, enviámos técnicos de psiquiatria à escola para orientar palestras.

“A esteria conjunta seria um caso em que cai uma criança e as outras ficam agitadas com medo de serem contaminadas. Muitas das vezes há tendência de se deitar ou rebolar no chão. Ficam imobilizadas”, explicou.

Acrescentou que “depois de acalmarmos essas crianças, sentamos com elas e fazemos perceber que aquele comportamento não é ideal. Após trabalhos aqui na unidade sanitária, deslocamos às escolas onde se registam esses casos e fazemos palestras”.
O Centro de Saúde de Moamba atende por dia cerca de 150 pacientes.