A cidade de Tete comemorou na passada sexta-feira, 55 anos de elevação à categoria de cidade. São 55 anos de uma cidade desafiada pelo crescimento e mergulhada em vários problemas, sendo a recolha de lixo, transporte, e expansão desordenada os principais.
Nos últimos anos, a cidade está a conhecer um movimento de pessoas que procuram várias oportunidades na indústria extractiva do carvão de Moatize, que dista a 20 km da cidade de Tete. A procura de habitação aumentou de uma forma exponencial e o município não consegue estar à altura das novas exigências a nível dos serviços prestados.
Munícipes ouvidos pelo Canalmoz dizem que a edilidade não tem conseguido dar resposta aos enormes pedidos de terra, muita das vezes há relatos de corrupção para se ter um pedaço de terra. ” Não tem sido fácil obter um pequeno terreno para construir habitação, leva muito tempo o processo, aliás, se não pagas algo aos funcionários do conselho municipal não vais ter nada, esperamos que o cenário mude com o novo edil eleito recentemente”, conta Carlos Ismael.
Juvêncio António, outro munícipe, diz que a situação geral da cidade não é nada boa e espera que o cenário mude com os novos órgãos. “Com a tomada de posse do novo edil de Tete, esperamos verificar melhorias, principalmente na questão da atribuição de terra, onde há muitos relatos de corrupção e tráfico de influência”, contou.
O crónico problema das estradas no interior dos bairros.
Bairros em expansão como Chimadzi e Samora Machel, quase que não têm estradas. “O conselho municipal abandonou o seu papel de resolver este problema, construímos casas aqui, mas não temos como andar com nossas viaturas. Não existem estradas aqui”, lamenta Carlos Mussa, outro munícipe.
Em finais do ano passado a edilidade prometeu meter máquinas para trabalhar nestes dois bairros em expansão, mas até aqui não passou de simples promessa.
Presidente do Município de Tete promete resolver os problemas.
No seu discurso, por ocasião da cerimónia, o edil de Tete, Celestino Checanhaza, reconheceu que houve graves erros na expansão dos novos bairros, mas disse que este e vários problemas serão resolvidos no seu mandato. “A nossa prioridade é resolver a questão da urbanização e construção, não podemos conviver com este cenário, assim como está. São vários desafios, desde água, estradas, urbanização, recolha de lixo, entre outros”.