Sociedade Saúde Centro de Saúde de Homoíne sem reagentes para testes de sangue

Centro de Saúde de Homoíne sem reagentes para testes de sangue

O Centro de Saúde de Homoíne, na província de Inhambane, está sem reagentes de testes de sangue desde Fevereiro último. Assim, as amostras de sangue colectado são enviadas para o Hospital Provincial de Inhambane.

Enquanto se espera pelos resultados das amostras, os doentes que necessitam de transfusão de sangue naquela unidade sanitária, são transferidos para o Hospital Rural de Chicuque na cidade da Maxixe.

A directora distrital interina de Saúde de Homoíne, Cristina Mahumana, disse ao Canalmoz que na semana passada houve transferência de doentes com anemia grave, que precisavam de sangue, para Chicuque.

“Neste momento não temos o reagente para fazer o teste de hepatite desde Fevereiro. O que está acontecer, temos falta de um reagente para testar o sangue doado. Sendo assim, temos que mandar as amostras à cidade de Inhambane e ficámos a espera dos resultados. Enquanto estivermos nesse processo, ficamos sem sangue para transfusão”, disse.

Cristina Mahumane que é igualmente, médica-chefe distrital, reconhece que tem havido ruptura de stock sangue em Homoíne. “Por isso, nós apelamos à população para doar sangue. Cada distrito tem a responsabilidade de colectar sangue. E para tal, fazemos brigadas e palestras nas comunidades. Mesmo aqui a nível da unidade sanitária falamos com familiares com doentes internados para arranjar dadores de sangue”, disse.

Recomendado para si:  Província de Maputo regista aumento de casos de malária